terça-feira, 11 de junho de 2013

A boca seca ainda sorri


"Que tiver que morrer, tô cansado, bicho meu não, que tiver que morrer de sede que seja eu.." Essas palavras de um agricultor do interior da Bahia, que perdeu todo o seu rebanho de sede. Não sobrou nada. Ele é só um dos tantos inseridos nessa miséria. 

Ontem, em reportagem do CQC, na Bandeirantes, mostrava-se o fedor da morte dos bichos. Dois anos sem chuva. Água. O que será a vida sem água?
O programa mostra detalhes sórdidos de um problema histórico. Historicamente elegendo governantes com promessas de água. Nada. Transposição do rio São Francisco que já chega  a um valor de 8 bilhões de reais, dutos ligando nada a lugar nenhum. O contrato de fornecimento de água por um caminhão pipa é com as Forças Armadas e todo mês tem que ser renovado. A seca já dura dois anos, mas o contrato é mensal e sempre há um período de renegociação que não há fornecimento de água. Burocracia, faltou um carimbo. Sede.

Lá, onde a seca impera haverá festejos? São brasileiros, assistem à novela das nove e o jornal nacional. Torcem pela seleção. Terão o samba no pé? A pele ressecada, a angústia de aguardar pelo próximo caminhão pipa - hoje ele virá? -, o próximo animal morto. 

Para sobreviver o homem necessita de mais do que a matéria. É ali, naquela situação onde é mais difícil enxergar o outro é que se reconhecem. Eles têm que contar com outro, não há chances sem essa escolha. Eles têm, que seja, inventar um motivo para solidarizarem-se. Um motivo que seja. Seja no samba do carnaval longínquo, na seleção brasileira ou na novela das nove. Um motivo para se unir. Aos trancos e barrancos. Para preservar lá no fundo, ainda que no cantinho da boca, um motivo pra sorrir.

Leonardo S. Faria

6 comentários:

Anônimo disse...

Nuuuu... fino demais. Foda. mas fino!

Anônimo disse...

Muito bom o texto. Com poucas palavras conseguiu demonstrar o lado que ninguém vê. Parabéns. beijo

Anônimo disse...

"você tem sede de quê?"

Anônimo disse...

Esse blog tá muito bom! Só texto bem escrito. Ideias fodas.

Anônimo disse...

Só é foda quando o motivo do sorriso é o desviador de verbas que empregadas na coisa certa poderiam mitigar quem sabe essa secura por condições dignas.

Mas o Maracanã está ficando bonito que só...

Unknown disse...

Brasil e seus fenômenos governamentais! Precisamos é das reformas aquelas de base que um dia Jango anunciou no comício da Central do Brasil, um dia que durou 21 anos após o golpe das forças conservadoras (salve documentário http://www.facebook.com/events/181900998638964/) é afundou de vez o pais nesta merda.