sexta-feira, 24 de maio de 2013

Fogo Amigo


Essa cena não é incomum por mais chocante que possa parecer. O que leva um ser humano a incendiar-se?
Segundo a notícia é que foi em protesto à matança de gados no Sri Lanka.
No Hinduísmo, religião predominante no Sri Lanka, a carne de boi é sagrada. É um dogma religioso, cada cultura tem o seu. Mas certamente no labirinto da subjetividade humana, das mazelas físicas, emocionais que lhes são comuns, não é por conta da matança dos gados que este ser incendiou-se.
A imprensa em geral adora motivos que se tornem manchetes. A moralidade pública prefere explicações rápidas, sem reflexão. "Incendiou-se por conta de matança dos gados no Sri Lanka", a foto de um homem pegando fogo em praça pública é de força maior. Não necessita de muitas explicações para que se torne chamativo.
Hoje a imprensa se faz de fatos incríveis, depoimentos explosivos, imagens chocantes, devastadoras. As análises críticas, reflexivas, que estimulam o debate, o pensamento, a construção de opiniões sólidas foram relegadas a segundo plano. 
É realmente um desafio deixar de lado estes acontecimentos espetaculares por si só e estimular a reflexão. 
Será o medo que temos em saber que a loucura, a violência, a perversão, o desespero mora dentro de nós mesmos? Imagine-se num lugar arrancado de sua dignidade submetido a violências de todo o tipo onde nunca seu grito de desespero é ouvido. Você lutará pela vida? Matará alguém? Ou tocará fogo em si mesmo?  

Leonardo S. Faria

3 comentários:

Renato Faria disse...

Muito claro, sensível e objetivo. Parabéns!!!

Anônimo disse...

Muito bem escrito. Gostei do nome: Burocracídio! E parabéns pelos artigos, também. Especialmente os de denúncia/protesto.
Vou acompanhar.

Grande abraço!

Felipe.

Anônimo disse...

Parabéns pelos textos "Fogo Amigo" e "Suicídio Coletivo". Eles trazem à tona, de forma clara e objetiva, a realidade "escondida" atrás dos fatos registrados. É fato: ou lançamos luz sobre as nossas sombras (coletivas e individuais), ou elas continuarão nos assombrando com guerras,injustiças, tochas humanas, suicídios coletivos...
Grande abraço,
Maisa Brandão